A cirurgia de próstata, conhecida como prostatectomia radical, é a principal forma de tratamento para o câncer de próstata pois, na maioria dos casos, é possível remover todo o tumor maligno e curar definitivamente o câncer, especialmente quando a doença ainda está pouco evoluída e não atingiu outros órgãos.
Esta cirurgia é feita, de preferência, em homens com menos de 75 anos, considerados de risco cirúrgico baixo a intermediário, ou seja, com doenças crônicas controladas, como diabetes ou hipertensão. Embora este tratamento seja muito eficaz, pode também ser recomendado realizar a radioterapia após a cirurgia em casos específicos, para eliminar todas as células malignas que possam ter ficado no local.
Acompanhamento:
O câncer de próstata é de crescimento lento e, por isso, não é necessário realizar a cirurgia imediatamente após descobrir o diagnóstico, podendo-se avaliar seu desenvolvimento ao longo de um período, sem que isso aumente o risco de complicações.
Saiba Mais...
Em cada situação o médico determinará qual a melhor alternativa para solução do problema.
Para saber mais sobre esse assunto, procure a opinião de um especialista, ou se preferir, entre em contato com Dr. Gilberto Chavarria.